terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Quanto você ganha?

Você sabe quanto você ganha?

Pode parecer uma pergunta simples mas se você é autônomo ou CLT o seu ganho mensal pode ser diferente do que esta imaginando.

Vejamos um exemplo: Um profissional CLT que ganha R$ 3.000,00 de salário, se gastar todo mês os  R$ 3.000,00 ele ficará endividado todo o mês. Mas porque?

Vamos observar o seguinte holerite (o recibo de pagamento do salário). Veja que existe um valor bruto e um líquido. O bruto é o valor total, que esta no contrato de trabalho e que sobre este incidirão os descontos. 

O líquido é o quanto sobra no seu bolso todo mês. Neste caso os descontos são o plano de saúde, vale-refeição, INSS e IRRF (imposto de renda retido na fonte). Assim dos R$ 3.000,00 que você imaginava ganhar no mês sobram, de fato: R$ 1.200,00 de adiantamento + R$ 1.183,03 = R$ 2,383,03. 

(fonte: http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/salarios5.htm)


E se você é profissional liberal? A situação ainda é mais complicada. Tem mês que entra muito dinheiro, tem mês que mal da para pagar as contas. Tem mês que você nem sabe quanto entrou de dinheiro. 


A solução para isso é anotar todas as entradas de dinheiro. Como num holerite tradicional, colocar quanto entrou e anotar os custos diretamente relacionados a sua profissão (seja telefone, gasolina ou aluguel de salas etc.)


O seu ganho líquido será o quanto sobrou no seu bolso no fim do mês. 


Somem-se  ainda os ganhos com aposentadoria, pensão, alugueis e etc.

Agora que aprendeu o quanto ganha, é hora de conversar com a família e descobrir quanto dinheiro a "casa" ganha.

Somem todos os ganhos de todos os membros da família. Assim de fato, vocês poderão descobrir qual o padrão de vida podem ou não levar. 

Muitas vezes vivemos achando que podemos mais do na realidade é possível.

Lembre-se! O bolso é o órgão mais sensível do ser humano. Se as contas não estão bem a família vai mal. Converse e tenha uma família cada vez mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário...