Você sabe quanto você ganha?
Pode parecer uma pergunta simples mas se você é autônomo ou CLT o seu ganho mensal pode ser diferente do que esta imaginando.
Vejamos um exemplo: Um profissional CLT que ganha R$ 3.000,00 de salário, se gastar todo mês os R$ 3.000,00 ele ficará endividado todo o mês. Mas porque?
Vamos observar o seguinte holerite (o recibo de pagamento do salário). Veja que existe um valor bruto e um líquido. O bruto é o valor total, que esta no contrato de trabalho e que sobre este incidirão os descontos.
O líquido é o quanto sobra no seu bolso todo mês. Neste caso os descontos são o plano de saúde, vale-refeição, INSS e IRRF (imposto de renda retido na fonte). Assim dos R$ 3.000,00 que você imaginava ganhar no mês sobram, de fato: R$ 1.200,00 de adiantamento + R$ 1.183,03 = R$ 2,383,03.
E se você é profissional liberal? A situação ainda é mais complicada. Tem mês que entra muito dinheiro, tem mês que mal da para pagar as contas. Tem mês que você nem sabe quanto entrou de dinheiro.
A solução para isso é anotar todas as entradas de dinheiro. Como num holerite tradicional, colocar quanto entrou e anotar os custos diretamente relacionados a sua profissão (seja telefone, gasolina ou aluguel de salas etc.)
O seu ganho líquido será o quanto sobrou no seu bolso no fim do mês.
Somem-se ainda os ganhos com aposentadoria, pensão, alugueis e etc.
Agora que aprendeu o quanto ganha, é hora de conversar com a família e descobrir quanto dinheiro a "casa" ganha.
Somem todos os ganhos de todos os membros da família. Assim de fato, vocês poderão descobrir qual o padrão de vida podem ou não levar.
Muitas vezes vivemos achando que podemos mais do na realidade é possível.
Lembre-se! O bolso é o órgão mais sensível do ser humano. Se as contas não estão bem a família vai mal. Converse e tenha uma família cada vez mais saudável.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário...