quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Quanto você gasta?

Você já viveu essa situação? Saiu de casa numa manhã com R$ 40,00 na carteira e chegou no final do dia sem nenhum real achando que tinha perdido ou sido roubado. Parou, pensou um pouco e percebeu que de fato foi você que gastou aquele dinheiro. Pois é isso que acontece todos os meses com muita gente, mas não com R$ 40,00 com todo o dinheiro que ganha!

Para que a gente possa começar a melhorar de vida, sair das dívidas ou mesmo juntar um dinheiro para realizar um sonho ou uma compra importante precisamos saber o quanto gastamos todos os meses. É simples? Não! Mas não é impossível!

O primeiro passo é anotar tudo! Tudo mesmo, até o que você comprou na banca de jornal. Até o cafézinho depois do almoço. Sempre brinco que é de grão em grão que a galinha enche o papo, mas também é de grão em grão que vamos para o buraco. R$ 1,50 ali, R$ 3,90 lá, R$ 32,00 acolá e no final do mês isso dá mais de R$ 1.000,00.
Uma dica é pegar nota fiscal de tudo (melhor ainda se for a nota fiscal paulista, pois te devolve parte dos impostos que pagou em forma de desconto em impostos ou em dinheiro mesmo).
No final do dia, retire as notas da carteira e anote tudo!
Anote ainda, as contas que paga no banco, débito automático, enfim tudo. Cartão de crédito, mensalidade da escola, condomínio, aluguel, prestação de carro, casa ou moto. Anote tudo! Gasolina, seguro, impostos, tudo!

Com isso você consegue visibilidade sobre o que você esta gastando! Ótimo! Mas não é tudo! Você deve fazer o mesmo com todos que moram na sua casa (ou criar o hábito neles de fazer o mesmo).

Mas porque tenho que fazer isso? O que importa é quanto dinheiro entra na casa, quanto dinheiro sai da casa. Somente juntos conseguimos conquistar os sonhos.

Fazendo isso, você perceberá o quanto de dinheiro esta indo para coisas que não são essenciais e que muitas vezes é possível cortar!

Conversem com a família, somente juntos poderão perceber o que é importante, o que pode ser cortado temporariamente ou mesmo em definitivo. Descobrirão juntos o que esta pesando no orçamento da residência.

Não há milagres para conseguir equilibrar suas contas e crescer como família. O único atalho é a conversa!

Estamos conversados (bronca de vó)?!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário...