terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O saldo do mês!

Todo mundo concorda que fazer contas de porcentagem, fração, raiz, divisão etc. são complicados ou exigem mais de nós do que somar e subtrair, certo? Então, vamos falar somente de soma de subtração neste post. Combinado?




Estamos falando de orçamento doméstico. Uma ferramenta simples, que somente tem contas simples (somas e subtrações) e, se utilizar ela direito não ficará no vermelho ou sairá dele, ou ainda fará com que seus sonhos se tornem realidade. Para tanto, precisamos (não de grandes fórmulas, equações ou habilidades matemáticas) de dedicação.


Depois que você começou a anotar o que gasta, o que ganha como fazer para conseguir o saldo do mês?


A fórmula mágica é simples:


ganhos - gastos = saldo do mês


Difícil fazer a conta? A conta em si não, mas o medo de verificar esse tal saldo do mês é grande. As pessoas simplesmente não fazem a conta para não saberem. Preferem achar que esta tudo bem do que somar e subtrair.


Eu até entendo, pois se você não sabe você pode dizer para si mesmo: Eu não sabia que estava nessa situação (você não vai acreditar em si mesmo, mas ...) 


Agora, a partir do momento que fez as contas e sabe. Tudo muda. Ou você começa a se culpar ou toma uma atitude! O que você precisa é tomar uma atitude!


É igual médico. Tem gente que prefere não ir ao médico para não saber o que tem, pois tem medo do tratamento. Com finanças pessoais e medicina uma regra é igual: quanto mais cedo fizer o diagnóstico, mais fácil será a recuperação.




Esse é o diagnóstico que precisa fazer. Esse é o seu exame de sangue!


Como fazer para que o saldo do mês aumente? Aposto que pensou: diminuir os gastos. Certíssimo! Mas, você pode manter os gastos e aumentar os ganhos, certo?
Ou ainda melhor, aumentar os ganhos e diminuir os gastos.


ganhos -  GASTOS = SALDO DO MÊS


Como aumentar meus ganhos? Como diminuir meus gastos? Esses serão objetos de posts próprios no blog. O importante é que fazendo as contas nos tornamos conscientes de nossa situação. 


Se o saldo do mês der vermelho negativo você pode estar tendo problemas há algum tempo e não sabia. Se der positivo comece a pensar o que fazer com o dinheiro. 


Seja para ganhar mais dinheiro, para gastar menos ou para pensar o que fazer com o dinheiro que sobra você DEVE conversar com a família. Somente assim, com todos da família comprometidos, a situação de fato fica sustentável.


Então? Vamos tomar uma atitude? Comece agora o seu diagnóstico, antes que seja tarde demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário...