quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Começando a poupar!

Todos sabemos da importância de poupar dinheiro e começar a investir. 
Mas qual a diferença entre poupar e investir?


Poupar (na definição correta) é o ato de não gastar hoje para poder comprar no futuro. Quando poupamos, decidimos não gastar agora, para podermos comprar mais (e melhor) no futuro. Poupar é o que permite que você consiga realizar compras de valor maior do que o que dispõe atualmente. Ou seja, deixa de gastar um pouco hoje, um pouco amanhã para no futuro próximo poder comprar algo que não poderia quando começou a poupar.
Na prática, a poupança (o ato de poupar) é guardar dinheiro e deve ser um hábito, um ato de rotina.


E o que é investimento? Investimento é quando colocamos dinheiro em algo que acreditamos que dará um retorno. Ao contrário de guardar dinheiro é fazer o dinheiro trabalhar para você. 
O que conhecemos como poupança, aquela do banco é uma das formas de investimento que existem. Investimentos serão alvo de tópicos específicos neste Blog. 


O que vamos falar neste post é como fazer para poupar guardar dinheiro.


Como você guarda dinheiro?
Guarda num cofrinho somente as moedas? Ou faz como muita gente: o que sobrar no mês eu guardo. Esse é justamente o pensamento que fará com que você nunca guarde dinheiro, pois raramente sobrará no fim do mês.


Guardar dinheiro é a primeira coisa que deve fazer quando receber o salário. 
Certa vez em uma aula, quando disse essa frase um dos alunos perguntou: "Quer dizer que a poupança é uma espécie de dízimo para nós mesmos?". O conceito é exatamente isso e especialistas dizem que se deve guardar 10%, mas acredito que não exista formula mágica. Minha dica é comece guardando pouco, nem que sejam R$ 15,00 e vá aumentando mês a mês até encontrar um ponto de equilíbrio.
Somente depois de separar esse dinheiro é que você começará a pagar as contas do mês, e detalhe as contas precisam ainda ter um saldo positivo.
A essa altura você deve estar se perguntando: "Legal, mas guardei o dinheiro e faço o que com ele?". 


Se você deixar o dinheiro embaixo do colchão ele desvalorizará por conta da inflação. O seus R$ 10,00 guardados hoje no mês que vêm não comprarão as mesmas coisas, pois os preços aumentaram.


Neste ponto que entram algumas formas de investimento para se resguardar da inflação. Então se você guardou um dinheiro, a recomendação é que para iniciar coloque o dinheiro na poupança, aquela do banco. Com a poupança você consegue uma liquidez boa para um investimento que traz retornos razoáveis com baixo risco. Traduzindo, é um investimento sólido e recomendado para pequenas quantias (até R$ 5.000,00). Investindo o dinheiro na poupança o seu dinheiro não desvaloriza e você poderá manter o seu poder de compra.
Aprendemos o primeiro passo para poupar, agora é fazer acontecer!


Dinheiro não cresce em árvore, mas ele somente cresce se você cuidar, como de uma planta, regando poupando sempre  

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O saldo do mês!

Todo mundo concorda que fazer contas de porcentagem, fração, raiz, divisão etc. são complicados ou exigem mais de nós do que somar e subtrair, certo? Então, vamos falar somente de soma de subtração neste post. Combinado?




Estamos falando de orçamento doméstico. Uma ferramenta simples, que somente tem contas simples (somas e subtrações) e, se utilizar ela direito não ficará no vermelho ou sairá dele, ou ainda fará com que seus sonhos se tornem realidade. Para tanto, precisamos (não de grandes fórmulas, equações ou habilidades matemáticas) de dedicação.


Depois que você começou a anotar o que gasta, o que ganha como fazer para conseguir o saldo do mês?


A fórmula mágica é simples:


ganhos - gastos = saldo do mês


Difícil fazer a conta? A conta em si não, mas o medo de verificar esse tal saldo do mês é grande. As pessoas simplesmente não fazem a conta para não saberem. Preferem achar que esta tudo bem do que somar e subtrair.


Eu até entendo, pois se você não sabe você pode dizer para si mesmo: Eu não sabia que estava nessa situação (você não vai acreditar em si mesmo, mas ...) 


Agora, a partir do momento que fez as contas e sabe. Tudo muda. Ou você começa a se culpar ou toma uma atitude! O que você precisa é tomar uma atitude!


É igual médico. Tem gente que prefere não ir ao médico para não saber o que tem, pois tem medo do tratamento. Com finanças pessoais e medicina uma regra é igual: quanto mais cedo fizer o diagnóstico, mais fácil será a recuperação.




Esse é o diagnóstico que precisa fazer. Esse é o seu exame de sangue!


Como fazer para que o saldo do mês aumente? Aposto que pensou: diminuir os gastos. Certíssimo! Mas, você pode manter os gastos e aumentar os ganhos, certo?
Ou ainda melhor, aumentar os ganhos e diminuir os gastos.


ganhos -  GASTOS = SALDO DO MÊS


Como aumentar meus ganhos? Como diminuir meus gastos? Esses serão objetos de posts próprios no blog. O importante é que fazendo as contas nos tornamos conscientes de nossa situação. 


Se o saldo do mês der vermelho negativo você pode estar tendo problemas há algum tempo e não sabia. Se der positivo comece a pensar o que fazer com o dinheiro. 


Seja para ganhar mais dinheiro, para gastar menos ou para pensar o que fazer com o dinheiro que sobra você DEVE conversar com a família. Somente assim, com todos da família comprometidos, a situação de fato fica sustentável.


Então? Vamos tomar uma atitude? Comece agora o seu diagnóstico, antes que seja tarde demais!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Quanto você gasta?

Você já viveu essa situação? Saiu de casa numa manhã com R$ 40,00 na carteira e chegou no final do dia sem nenhum real achando que tinha perdido ou sido roubado. Parou, pensou um pouco e percebeu que de fato foi você que gastou aquele dinheiro. Pois é isso que acontece todos os meses com muita gente, mas não com R$ 40,00 com todo o dinheiro que ganha!

Para que a gente possa começar a melhorar de vida, sair das dívidas ou mesmo juntar um dinheiro para realizar um sonho ou uma compra importante precisamos saber o quanto gastamos todos os meses. É simples? Não! Mas não é impossível!

O primeiro passo é anotar tudo! Tudo mesmo, até o que você comprou na banca de jornal. Até o cafézinho depois do almoço. Sempre brinco que é de grão em grão que a galinha enche o papo, mas também é de grão em grão que vamos para o buraco. R$ 1,50 ali, R$ 3,90 lá, R$ 32,00 acolá e no final do mês isso dá mais de R$ 1.000,00.
Uma dica é pegar nota fiscal de tudo (melhor ainda se for a nota fiscal paulista, pois te devolve parte dos impostos que pagou em forma de desconto em impostos ou em dinheiro mesmo).
No final do dia, retire as notas da carteira e anote tudo!
Anote ainda, as contas que paga no banco, débito automático, enfim tudo. Cartão de crédito, mensalidade da escola, condomínio, aluguel, prestação de carro, casa ou moto. Anote tudo! Gasolina, seguro, impostos, tudo!

Com isso você consegue visibilidade sobre o que você esta gastando! Ótimo! Mas não é tudo! Você deve fazer o mesmo com todos que moram na sua casa (ou criar o hábito neles de fazer o mesmo).

Mas porque tenho que fazer isso? O que importa é quanto dinheiro entra na casa, quanto dinheiro sai da casa. Somente juntos conseguimos conquistar os sonhos.

Fazendo isso, você perceberá o quanto de dinheiro esta indo para coisas que não são essenciais e que muitas vezes é possível cortar!

Conversem com a família, somente juntos poderão perceber o que é importante, o que pode ser cortado temporariamente ou mesmo em definitivo. Descobrirão juntos o que esta pesando no orçamento da residência.

Não há milagres para conseguir equilibrar suas contas e crescer como família. O único atalho é a conversa!

Estamos conversados (bronca de vó)?!