quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Quanto você gasta?

Você já viveu essa situação? Saiu de casa numa manhã com R$ 40,00 na carteira e chegou no final do dia sem nenhum real achando que tinha perdido ou sido roubado. Parou, pensou um pouco e percebeu que de fato foi você que gastou aquele dinheiro. Pois é isso que acontece todos os meses com muita gente, mas não com R$ 40,00 com todo o dinheiro que ganha!

Para que a gente possa começar a melhorar de vida, sair das dívidas ou mesmo juntar um dinheiro para realizar um sonho ou uma compra importante precisamos saber o quanto gastamos todos os meses. É simples? Não! Mas não é impossível!

O primeiro passo é anotar tudo! Tudo mesmo, até o que você comprou na banca de jornal. Até o cafézinho depois do almoço. Sempre brinco que é de grão em grão que a galinha enche o papo, mas também é de grão em grão que vamos para o buraco. R$ 1,50 ali, R$ 3,90 lá, R$ 32,00 acolá e no final do mês isso dá mais de R$ 1.000,00.
Uma dica é pegar nota fiscal de tudo (melhor ainda se for a nota fiscal paulista, pois te devolve parte dos impostos que pagou em forma de desconto em impostos ou em dinheiro mesmo).
No final do dia, retire as notas da carteira e anote tudo!
Anote ainda, as contas que paga no banco, débito automático, enfim tudo. Cartão de crédito, mensalidade da escola, condomínio, aluguel, prestação de carro, casa ou moto. Anote tudo! Gasolina, seguro, impostos, tudo!

Com isso você consegue visibilidade sobre o que você esta gastando! Ótimo! Mas não é tudo! Você deve fazer o mesmo com todos que moram na sua casa (ou criar o hábito neles de fazer o mesmo).

Mas porque tenho que fazer isso? O que importa é quanto dinheiro entra na casa, quanto dinheiro sai da casa. Somente juntos conseguimos conquistar os sonhos.

Fazendo isso, você perceberá o quanto de dinheiro esta indo para coisas que não são essenciais e que muitas vezes é possível cortar!

Conversem com a família, somente juntos poderão perceber o que é importante, o que pode ser cortado temporariamente ou mesmo em definitivo. Descobrirão juntos o que esta pesando no orçamento da residência.

Não há milagres para conseguir equilibrar suas contas e crescer como família. O único atalho é a conversa!

Estamos conversados (bronca de vó)?!





terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Quanto você ganha?

Você sabe quanto você ganha?

Pode parecer uma pergunta simples mas se você é autônomo ou CLT o seu ganho mensal pode ser diferente do que esta imaginando.

Vejamos um exemplo: Um profissional CLT que ganha R$ 3.000,00 de salário, se gastar todo mês os  R$ 3.000,00 ele ficará endividado todo o mês. Mas porque?

Vamos observar o seguinte holerite (o recibo de pagamento do salário). Veja que existe um valor bruto e um líquido. O bruto é o valor total, que esta no contrato de trabalho e que sobre este incidirão os descontos. 

O líquido é o quanto sobra no seu bolso todo mês. Neste caso os descontos são o plano de saúde, vale-refeição, INSS e IRRF (imposto de renda retido na fonte). Assim dos R$ 3.000,00 que você imaginava ganhar no mês sobram, de fato: R$ 1.200,00 de adiantamento + R$ 1.183,03 = R$ 2,383,03. 

(fonte: http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/salarios5.htm)


E se você é profissional liberal? A situação ainda é mais complicada. Tem mês que entra muito dinheiro, tem mês que mal da para pagar as contas. Tem mês que você nem sabe quanto entrou de dinheiro. 


A solução para isso é anotar todas as entradas de dinheiro. Como num holerite tradicional, colocar quanto entrou e anotar os custos diretamente relacionados a sua profissão (seja telefone, gasolina ou aluguel de salas etc.)


O seu ganho líquido será o quanto sobrou no seu bolso no fim do mês. 


Somem-se  ainda os ganhos com aposentadoria, pensão, alugueis e etc.

Agora que aprendeu o quanto ganha, é hora de conversar com a família e descobrir quanto dinheiro a "casa" ganha.

Somem todos os ganhos de todos os membros da família. Assim de fato, vocês poderão descobrir qual o padrão de vida podem ou não levar. 

Muitas vezes vivemos achando que podemos mais do na realidade é possível.

Lembre-se! O bolso é o órgão mais sensível do ser humano. Se as contas não estão bem a família vai mal. Converse e tenha uma família cada vez mais saudável.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O que é orçamento doméstico?

Sempre ouvimos falar sobre orçamento e como se planejar ajuda a administrar o seu dinheiro. Mas o que é orçamento doméstico? 

Um orçamento doméstico é a maneira que controlamos as despesas e o dinheiro da família. 

O orçamento é uma lista com 4 itens:


Com um caderno e um lápis é possível controlar o orçamento doméstico.

Se não temos um orçamento doméstico, não sabemos o quanto a família ganha. Se não sabemos quanto ganhamos fica impossível se planejar. Pior! Se não temos ideia de quanto gastamos todo mês, podemos estar com sérios problemas e sequer saber.

E se não temos dinheiro poupado/investido não podemos melhorar nosso padrão de vida.

O orçamento doméstico é uma ação familiar. Não adianta o marido controlar o dinheiro e a mulher não ou vice-versa. Se seus filhos moram na casa e trabalham, eles tem que ser envolvidos. 

Não nos juntamos com alguem para ter uma vida ruim com companhia. Nos juntamos esperando que um ajude o outro para melhorar de vida. Então precisamos convesar com toda a familia.

Cada membro da familia precisa abrir o jogo e dizer quanto ganham e quanto gastam.

Essa será uma conversa difícil, mas necessária. Sem diálogo deixamos de ser uma familia e somos muitas pessoas sobre um mesmo teto.

Após essa conversa, você deve elaborar o seu orçamento doméstico. Todo orçamento doméstico tem mais ou menos essa cara:

(adaptado pelo Dr. Moeda do site: www.apoioaoconsumidor.com.br)

Importante, você deve fazer esse controle todos os meses e continuar a conversa com a familia, mostrando onde estão gastando mais e onde podem melhorar.


Somente com conversa e controle vamos conseguir conquistar os nossos sonhos sem pesadelos no futuro.

Férias dos sonhos


Fim de ano é a época perfeita para viajar em família. As crianças estão de férias escolares, muitos tem férias do trabalho. Então por que não fazer uma viagem? 
Para qualquer viagem devemos nos planejar e planejar financeiramente. Ou seja, a viagem não começa quando preparamos as malas, começa muito antes. Você deve começar a planejar sua viagem com antecedência de um ano para poder se programar e economizar dinheiro para as férias com antecedência. 

Quando viajamos, a primeira coisa que pensamos é na passagem e hospedagem, que imaginamos ser os mais caros. Então, planeje-se, vá a agência de viagem e descubra qual será o custo dessas férias. Parcelando ou juntando o dinheiro, você precisa colocar esse recurso no seu orçamento. Por exemplo: Uma semana (8 dias e 7 noites) em Natal R$ 2.400,00 com hospedagem, passagens e café da manhã para a família.

Mas, na maioria das vezes os gastos com alimentação, lembranças, presentes e passeios acabam sendo superiores aos da viagem em si. E como fazer?

Defina um valor limite para gastos diários com alimentação, passeios e extras (presentes e etc.). Inclua esse valor também no seu planejamento. Por exemplo: R$ 200,00 por dia.

Além disso é necessário pensar em seguro de viagens (e seguro saúde). Leve também um dinheiro extra para emergências. Exemplo: R$ 1.000,00

Resumindo:
Neste exemplo, para suas férias sem problemas você precisará de R$ 5.400

Isso é mais que o dobro do valor do "pacote".

Assim se você começar a se planejar em abril de 2012 para sua viagem de janeiro de 2013 você terá 10 meses para juntar R$ 540,00 por mês. 

Aprendendo a planejar as férias com antecedência você descansa e não traz dívidas na bagagem. 



sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Papai Noel.... azul!

No Natal, queremos presentear todo mundo com os melhores presentes e ver o sorriso estampado no rosto de todos. O verdadeiro espírito natalino esta em confraternizar com todos e trocar presentes.

Que tal valorizar a confraternização, e gastar pouco?

Um amigo secreto rouba rouba pode ser uma ótima opção. Cada um compra um presente (estipulem um valor mínimo e máximo). Todos os presentes ficam em baixo da arvore. Sorteiam-se as pessoas e, na ordem cada um vai escolhendo um pacote. Abrem-se os presentes e quando todos tiverem escolhido um presente; então começa a diversão. Cada um tem o direito de trocar/roubar uma vez o presente de outro. Porém, um presente não pode ser roubado mais de 2 vezes.
A diversão é enorme e o número de presentes comprados muito menor (você compra apenas um e é economia para o seu bolso!).

Na ceia também podemos inovar e economizar, porque não?
Cada um pode levar um prato, divida as comidas entre as pessoas. Assim os convidados vão chegando com os pratos e a ceia vira uma festa da família de fato.
Assim a diversão aumenta, e o Papai Noel chega azul e ninguém fica no vermelho.

Ho ho ho

Boas festas!