quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Começando a poupar!

Todos sabemos da importância de poupar dinheiro e começar a investir. 
Mas qual a diferença entre poupar e investir?


Poupar (na definição correta) é o ato de não gastar hoje para poder comprar no futuro. Quando poupamos, decidimos não gastar agora, para podermos comprar mais (e melhor) no futuro. Poupar é o que permite que você consiga realizar compras de valor maior do que o que dispõe atualmente. Ou seja, deixa de gastar um pouco hoje, um pouco amanhã para no futuro próximo poder comprar algo que não poderia quando começou a poupar.
Na prática, a poupança (o ato de poupar) é guardar dinheiro e deve ser um hábito, um ato de rotina.


E o que é investimento? Investimento é quando colocamos dinheiro em algo que acreditamos que dará um retorno. Ao contrário de guardar dinheiro é fazer o dinheiro trabalhar para você. 
O que conhecemos como poupança, aquela do banco é uma das formas de investimento que existem. Investimentos serão alvo de tópicos específicos neste Blog. 


O que vamos falar neste post é como fazer para poupar guardar dinheiro.


Como você guarda dinheiro?
Guarda num cofrinho somente as moedas? Ou faz como muita gente: o que sobrar no mês eu guardo. Esse é justamente o pensamento que fará com que você nunca guarde dinheiro, pois raramente sobrará no fim do mês.


Guardar dinheiro é a primeira coisa que deve fazer quando receber o salário. 
Certa vez em uma aula, quando disse essa frase um dos alunos perguntou: "Quer dizer que a poupança é uma espécie de dízimo para nós mesmos?". O conceito é exatamente isso e especialistas dizem que se deve guardar 10%, mas acredito que não exista formula mágica. Minha dica é comece guardando pouco, nem que sejam R$ 15,00 e vá aumentando mês a mês até encontrar um ponto de equilíbrio.
Somente depois de separar esse dinheiro é que você começará a pagar as contas do mês, e detalhe as contas precisam ainda ter um saldo positivo.
A essa altura você deve estar se perguntando: "Legal, mas guardei o dinheiro e faço o que com ele?". 


Se você deixar o dinheiro embaixo do colchão ele desvalorizará por conta da inflação. O seus R$ 10,00 guardados hoje no mês que vêm não comprarão as mesmas coisas, pois os preços aumentaram.


Neste ponto que entram algumas formas de investimento para se resguardar da inflação. Então se você guardou um dinheiro, a recomendação é que para iniciar coloque o dinheiro na poupança, aquela do banco. Com a poupança você consegue uma liquidez boa para um investimento que traz retornos razoáveis com baixo risco. Traduzindo, é um investimento sólido e recomendado para pequenas quantias (até R$ 5.000,00). Investindo o dinheiro na poupança o seu dinheiro não desvaloriza e você poderá manter o seu poder de compra.
Aprendemos o primeiro passo para poupar, agora é fazer acontecer!


Dinheiro não cresce em árvore, mas ele somente cresce se você cuidar, como de uma planta, regando poupando sempre  

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O saldo do mês!

Todo mundo concorda que fazer contas de porcentagem, fração, raiz, divisão etc. são complicados ou exigem mais de nós do que somar e subtrair, certo? Então, vamos falar somente de soma de subtração neste post. Combinado?




Estamos falando de orçamento doméstico. Uma ferramenta simples, que somente tem contas simples (somas e subtrações) e, se utilizar ela direito não ficará no vermelho ou sairá dele, ou ainda fará com que seus sonhos se tornem realidade. Para tanto, precisamos (não de grandes fórmulas, equações ou habilidades matemáticas) de dedicação.


Depois que você começou a anotar o que gasta, o que ganha como fazer para conseguir o saldo do mês?


A fórmula mágica é simples:


ganhos - gastos = saldo do mês


Difícil fazer a conta? A conta em si não, mas o medo de verificar esse tal saldo do mês é grande. As pessoas simplesmente não fazem a conta para não saberem. Preferem achar que esta tudo bem do que somar e subtrair.


Eu até entendo, pois se você não sabe você pode dizer para si mesmo: Eu não sabia que estava nessa situação (você não vai acreditar em si mesmo, mas ...) 


Agora, a partir do momento que fez as contas e sabe. Tudo muda. Ou você começa a se culpar ou toma uma atitude! O que você precisa é tomar uma atitude!


É igual médico. Tem gente que prefere não ir ao médico para não saber o que tem, pois tem medo do tratamento. Com finanças pessoais e medicina uma regra é igual: quanto mais cedo fizer o diagnóstico, mais fácil será a recuperação.




Esse é o diagnóstico que precisa fazer. Esse é o seu exame de sangue!


Como fazer para que o saldo do mês aumente? Aposto que pensou: diminuir os gastos. Certíssimo! Mas, você pode manter os gastos e aumentar os ganhos, certo?
Ou ainda melhor, aumentar os ganhos e diminuir os gastos.


ganhos -  GASTOS = SALDO DO MÊS


Como aumentar meus ganhos? Como diminuir meus gastos? Esses serão objetos de posts próprios no blog. O importante é que fazendo as contas nos tornamos conscientes de nossa situação. 


Se o saldo do mês der vermelho negativo você pode estar tendo problemas há algum tempo e não sabia. Se der positivo comece a pensar o que fazer com o dinheiro. 


Seja para ganhar mais dinheiro, para gastar menos ou para pensar o que fazer com o dinheiro que sobra você DEVE conversar com a família. Somente assim, com todos da família comprometidos, a situação de fato fica sustentável.


Então? Vamos tomar uma atitude? Comece agora o seu diagnóstico, antes que seja tarde demais!